Começa hoje, 23 de junho, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP), a 26ª edição do Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo.
Com o tema “Lesões articulares – do diagnóstico ao tratamento” o COTESP abordará, através de aulas, palestras e discussões de casos clínicos, as subespecialidades da Ortopedia, além de realizar atividades de interesse aos residentes de todo o Brasil. Segundo o presidente do evento, Roberto Dantas Queiroz, a frequência das lesões articulares está cada vez maior, tanto traumáticas quanto degenerativas e por isso a escolha do tema. “Hoje em dia o nível de atividade esportiva e atlética faz com que a gente tenha lesões degenerativas e traumáticas mais precoces. Por isso tivemos a ideia de apresentar uma discussão ampla no que existe de mais atual sobre o tratamento e o diagnóstico”, explica.
Olimpíadas 2016 também será tema no congresso
Aproveitando o ano olímpico, o COTESP terá em sua programação um módulo voltado para a discussão das lesões mais frequentes nos atletas olímpicos e em pessoas que praticam atividades físicas. Exemplo da aula que será ministrada pela especialista em Traumatologia Esportiva, Ana Paula Simões: “A Tríade da mulher atleta”.
Segundo ela, o tema é muito comum nos consultórios devido a uma sobrecarga que a mulher pode gerar no seu próprio corpo, ocasionando três problemas: os osteomusculares, disfunções alimentares e os distúrbios hormonais. “Basicamente, o médico do esporte pode cuidar disso então, durante a palestra, vamos orientar o especialista a não focar somente na parte óssea, mas também na parte hormonal e nutricional. O objetivo é o de orientar o médico ortopedista a olhar o atleta como um todo, preocupando-se também com a questão nutricional e hormonal”, explica.
Temas como instabilidade no ombro esportista, lesão de cartilagem em atleta, atendimento de emergências em eventos esportivos e o preparo do Brasil para os jogos, e até o controle do antidoping estão na programação. “Vamos aproveitar o gancho das Olimpíadas para discutirmos muito a respeito sobre os principais tratamentos, avanços e organizações estruturais para um evento esportivo de grande porte”, acrescenta Dantas.
Foco nos residentes
O evento também terá um importante foco nos residentes de Ortopedia e Traumatologia. Para isso, foi montada uma vasta programação voltada para o preparo do exame para obtenção de título de especialista, o TEOT, com a realização de provas teóricas e workshops. “São esperados residentes de todo o País que aproveitam o congresso para se prepararem para a mais importante prova de título em Ortopedia e Traumatologia”, acrescenta Roberto Dantas.
Informações sobre o evento e as inscrições diretamente no site: www.cotesp.org.br.